Moradores do bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana estão realizando protestos diariamente em frente a Unidade de Saúde da Família (USF) II, localizada na Rua Estrela do Mar, diante da demissão de uma das funcionárias.
O Acorda Cidade esteve no local e conversou com os moradores. Segundo eles, desde a segunda-feira (6), a unidade de atendimento está fechada devido aos protestos.
Naiane da Conceição, moradora do bairro destacou que a enfermeira, de prenome Milena, há 8 anos presta um excelente atendimento na USF, e que toda a comunidade recebeu a informação de que a profissional seria demitida. Como forma de impedir a saída da funcionária, os moradores levaram cartazes e estão na porta do posto como forma de manifestação.
“Estamos aqui porque tem uma funcionária, Milena, que está com um aviso para sair, uma pessoa que trabalha com força, determinação e amor ao próximo, não é pelo dinheiro. Ela tem 8 anos e 6 meses que trabalha aqui na unidade”, disse.
Para Carine Santos Lima, a funcionária sempre tratou a população, desde quando começou a atuar no USF, com muita dedicação e carinho. Ela também informou que não foi informado o motivo da demissão de Milena e que houve uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde, mas nada foi resolvido.
“Estamos aqui desde segunda-feira por Milena, ela trabalha aqui há 8 anos. Estamos fazendo isso porque a gente sabe da competência dela, do trabalho e do carinho que ela tem por toda a população, ela atende todo mundo. Tivemos uma reunião ontem com o pessoal da secretaria mas nada foi resolvido, não sabemos porque ela vai sair. Nós não vamos parar aqui, a comunidade quer Milena de volta. Querem tirar ela para colocar outra pessoa, não estão transferindo ela, estão demitindo”, destacou.
Ana Lúcia, que também ergueu um cartaz sobre o pedido de “Fica Milena”, contou que os moradores realizarão os protestos até que a situação seja resolvida. Eles também fizeram um abaixo-assinado, solicitando o retorno da funcionária.
“Milena é uma pessoa que tem respeito, amor e carinho pelas pessoas, jamais vamos deixar que alguém aqui saia, a gente quer que ela fique em nossa comunidade. Vamos ficar aqui até que resolva a situação”, afirmou.
Tamires Santos concluiu elogiando o trabalho da enfermeira e pediu pela sua permanência na USF.
“Milena sempre tratou a gente com amor e carinho, não tem nada contra a gente e sempre nos tratou bem. Acho injusto demitir uma pessoa para deixar sem trabalho, uma pessoa que tem família”, concluiu.
Na oportunidade, os moradores também pediram a manutenção da unidade de saúde, que se encontra com uma alta vegetação.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que informou que houve um mal entendido e que a funcionária não será demitida. Também, que o atendimento na USF não foi suspenso e os atendimentos continuam sendo realizados.