Dia Mundial da Voz: 6 sintomas vocais que podem indicar doenças graves

Dia Mundial da Voz: 6 sintomas vocais que podem indicar doenças graves

O Dia Mundial da Voz é comemorado nesta quarta-feira (16) porquê segmento da campanha Semana da Voz, promovida pela Ateneu Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). A iniciativa pretende conscientizar sobre os cuidados necessários com a saúde vocal para prevenir doenças graves, porquê cancro de laringe e de cabeça e pescoço.

“Ações porquê essas são importantes porque o Brasil tem uma moralidade subida de cancro de laringe. Isso acontece porque, muitas vezes, o paciente chega para o diagnóstico em fases mais tardias. No Brasil, a mortalidade chega em torno de 67%, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, essa taxa é de 31%”, afirma Adriana Hachiya, membro da ABORL-CCF e presidente da ABVL, à CNN.

Entretanto, quando diagnosticados precocemente, os tumores glóticos têm uma chance de trato maior que 90%, segundo a técnico.

Sinais de alerta na voz que podem indicar problemas de saúde

Muitos sintomas relacionados à voz, porquê rouquidão e pigarro, podem estar associados a problemas menos graves de saúde, porquê resfriado e gripe, ou, até mesmo, o uso excessivo das cordas vocais. No entanto, quando esses sintomas persistem por mais de 15 dias, é necessário buscar consulta médica para investigar a justificação, de pacto com Hachiya.

“Falhas na voz e mudança na qualidade vocal significam, na maioria das vezes, qualquer problema generalidade, porquê um quadro de resfriado”, explica a otorrinolaringologista. “Nesse tipo de inflamação, a rouquidão passa na maioria das vezes. É o que chamamos de quadro autolimitado. Se o quadro passa de um período de 15 dias, ou seja, se ele está acontecendo de forma persistente, o ideal é que a laringe seja examinada para descartar doenças mais graves”, completa.

Segundo a técnico, os sinais de alerta incluem:

  1. Rouquidão;
  2. Pigarro persistente;
  3. Nódulo na goela;
  4. Dor de goela estável;
  5. Diferença na qualidade vocal (porquê voz mais abafada);
  6. Dificuldade para engolir.

De pacto com Hachiya, esses sinais, quando persistentes, podem estar relacionados a tumores na região da laringe, faringe, goela, língua, amígdalas, cabeça e pescoço.

“Todos esses sinais são sinais de alerta. Às vezes, o paciente não vem com uma queixa de rouquidão persistente, mas, às vezes, ele tem dor de goela que pode irradiar para o ouvido, por exemplo. Isso é um sinal de cancro de laringe ou cancro de goela, e o diagnóstico precoce envolve um tratamento menos mutilante, com menos morbidade e uma chance maior de trato”, afirma.

Veja principais cuidados com a saúde vocal

Os cuidados diários, porquê a hidratação adequada, a alimento balanceada e o uso consciente da voz, são fundamentais para evitar lesões nas pregas vocais. São eles:

  • Hidratação estável: ingerir chuva ao longo do dia ajuda a manter as pregas vocais lubrificadas;
  • Evitar doesto vocal: gritar, falar sobranceiro por muito tempo ou forçar a voz podem originar lesões;
  • Não fumar e moderar o álcool: ambos são fatores de risco para doenças da laringe;
  • Cuidar da alimento: evitar mantimentos que aumentam o refluxo gástrico, que pode afetar a laringe. É o caso da cafeína e de mantimentos gordurosos.

Conheça as doenças que podem ser diagnosticadas pela boca