Chuva de sábado em cidades paulistas supera o previsto para todo o mês

As chuvas deste sábado (19) provocaram alagamentos e deslizamentos, abriram crateras, interromperam a circulação de trens e deixaram desalojados em diversas municípios do estado de São Paulo.

No litoral, a cidade mais atingida foi o Guarujá. Segundo a Resguardo Social estadual, a sirene de alerta remoto chegou a ser acionada, e um aviso de atenção extrema foi enviado a moradores da região da Barreira do João Guarda para que evacuassem suas casas. As famílias foram orientadas a seguir para a Escola Municipal Sérgio Pereira.

No morro do Bio, houve um deslizamento de terreno, e a Resguardo Social precisou proibir a superfície, retirando 17 pessoas que foram encaminhadas para o abrigo instalado na escola municipal. No Morro da Vila Baiana, um deslizamento fez com que nove famílias precisassem ser desalojadas de forma preventiva e fossem para a vivenda de parentes.

Em unicamente seis horas, choveu em torno de 191 milímetros (mm) no Guarujá, volume supra do esperado para todo o mês, que é em torno de 190,7mm. Desde o início do mês já choveu 282 milímetros na cidade.

Em São Vicente, também no litoral sul, o asfalto cedeu no intercepção entre a Rua Pero Lopes de Souza e a Avenida Marechal Deodoro, colocando em risco um prédio ao lado, que ainda será analisado.

Em Campos do Jordão, uma chuva de possante intensidade e com rajadas de vento provocou deslizamentos de terreno. Em um dos casos, uma residência foi atingida e, em seguida vistoria da Resguardo Social municipal, precisou ser interditada. Quatro moradores foram para a vivenda de parentes.

As chuvas também foram intensas na Grande São Paulo. Segundo levantamento do Meio de Gerenciamento de Emergências do estado de São Paulo, em unicamente duas horas choveu 84 milímetros em Diadema, 80% do volume esperado para todo o mês de abril, em torno de 106,6 mm. Em Santo André, no mesmo período, choveu 110 mm, ultrapassando o esperado para o mês (106,6mm). 

Por pretexto disso, a Resguardo Social chegou a enunciar alerta severo para chuvas para as cidades do ABC, Cumeeira Tietê e Bertioga.

Em Diadema, houve vários pontos de dilúvio, queda de muro e motos sendo arrastadas. Em São Bernardo do Campo, o bairro Paulicéia ficou totalmente inundado. Também foi muito afetado o bairro Galileia, com algumas casas atingidas pela chuva. No bairro Piraporinha, um ônibus ficou ilhado, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para facilitar na retirada dos passageiros. Apesar disso, não houve feridos ou desabrigados.

Em Mauá, as chuvas provocaram queda de árvores e um deslizamento de terreno próximo à Escola Municipal de Ensino Infantil Frajola. Lá também houve deslizamento de terreno detrás de uma residência no Jardim Zaíra, sem relato de feridos ou desabrigados. Em São Caetano do Sul, também houve registro de alagamentos.

Em Campo Limpo Paulista, um deslizamento de terreno levou à queda de um muro, mas não houve vítimas.

Por pretexto da possante chuva na região metropolitana de São Paulo, houve interrupção temporária na operação dos trens da Risco 7-Rubi, entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru, causada por pontos de dilúvio na via férrea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui