A Neoenergia Coelba removeu 7,3 toneladas de cabos clandestinos de telefonia e internet em cinco dias de operação na Bahia. A ação aconteceu nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e no bairro de Itapuã, em Salvador.
Bom Jesus da Lapa foi a cidade com maior volume de fios retirados: 2,1 toneladas. Em seguida estão Salvador, com 1,65 tonelada; Ilhéus, com 1,42 tonelada; Itabuna, com 1,29 tonelada; e Barreiras, com 0,84 tonelada.
Além dos cabos, tapume de 300 caixas de telecomunicações fora do padrão foram removidas. Esses equipamentos são apontados uma vez que uma das principais causas de incêndios na fiação.
A operação faz segmento do combate à instalação irregular de redes de telefonia e internet. As chamadas empresas de “gatonet” não possuem contrato para uso dos postes e instalam cabos sem critérios técnicos de segurança.
Segundo a distribuidora, essas instalações provocam emaranhados de fios, riscos de acidentes e podem provocar interrupções no fornecimento de pujança.
A Neoenergia Coelba orienta que os consumidores evitem contratar serviços de provedores não autorizados. A lista das empresas regularizadas está disponível no site da distribuidora.