Mais De 6 Mil Escolas No Brasil Ainda Não Têm Acesso à água Potável, Aponta Levantamento

Um levantamento com base no Censo Escolar de 2024 revelou que 6.658 das 181.065 escolas de educação básica do país — o equivalente a 3,67% — não possuem acesso à água potável. A falta do recurso atinge cerca de 744 mil crianças e adolescentes.

As informações foram apresentadas por um painel organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), conforme divulgado pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

Com o objetivo de buscar soluções para o problema, o projeto Sede de Aprender realizará, entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, visitas técnicas às escolas identificadas sem acesso à água potável. A ação será conduzida por representantes dos Tribunais de Contas e do CNMP.

“A ausência de saneamento e água potável compromete não apenas a saúde, mas o próprio processo educativo. Essa ação conjunta é um passo importante na construção de um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e acolhedor”, afirmou Cezar Miola, conselheiro da Atricon e coordenador da Comissão de Educação.

Criado pelo Ministério Público de Alagoas, o Sede de Aprender firmou acordo em 2023 com o CNMP, a Atricon e o IRB. O projeto está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca promover a universalização do saneamento nas escolas, por meio de ações educativas, formativas e de fiscalização.