Chuva Continua Em Salvador No Final De Semana Mesmo Após Avanço De Frente Fria Para O Oceano

Mesmo com o avanço da frente fria para o oceano, Salvador ainda deve enfrentar pancadas de chuva moderadas e, pontualmente, fortes até esta sexta-feira (17). A condição é explicada pela presença de um cavado, uma área de baixa pressão atmosférica, e pelos resquícios de instabilidades deixadas pela passagem da frente. A análise é do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Imagens de satélite mostram intensa nebulosidade sobre a capital baiana, com nuvens vindas do oceano favorecendo chuva a qualquer hora do dia. Em 72 horas, os bairros que registraram os maiores acumulados de chuva foram Barbalho (86,6 mm), Brotas (Codesal – 76 mm) e Campinas de Brotas (74 mm).

A previsão para este sábado (18) é de céu nublado a parcialmente nublado, com até 80% de chances de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. No domingo (19), o tempo deve abrir um pouco, mas ainda há 40% de chance de chuvas, principalmente no início e fim do dia.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) reforça a recomendação para que os moradores evacuados no último dia 3 de maio permaneçam nos locais seguros para onde foram encaminhados. O solo segue encharcado e o risco de deslizamentos continua alto.

Foram evacuadas, à época, as comunidades de:

  • Mamede – Alto da Terezinha
  • Irmã Dulce – Cajazeiras VII
  • Creche e Moscou – Castelo Branco
  • Bosque Real e Olaria – Sete de Abril

As evacuações ocorreram após chuvas que superaram os 150 mm em três dias. A medida segue o protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) para áreas de risco em períodos de chuva intensa. Equipes da Codesal permanecem de plantão 24 horas, e em caso de emergência, a população deve acionar o número 199.

Foto: Reprodução / CODESAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui