Projeto Abre Inscrições Para Meninas De 14 A 17 Anos Interessadas Em Ciência E Astronomia

Estão abertas as inscrições para o Astrominas, projeto de formação básica em ciência e astronomia voltado exclusivamente para meninas de 14 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e tem como objetivo despertar o interesse de jovens nas áreas científicas e promover a equidade de gênero na ciência.

As atividades serão realizadas de forma totalmente online entre os dias 17 de julho e 1º de agosto. Embora os conteúdos não sejam ao vivo, as estudantes devem reservar de três a quatro horas diárias para se dedicar às tarefas propostas. As participantes que concluírem todas as atividades obrigatórias receberão certificado digital emitido pela USP.

Nesta edição, o Astrominas oferece inicialmente 400 vagas, número que pode ser ampliado de acordo com a disponibilidade de novas voluntárias. As chamadas “fadas madrinhas” — cientistas com formação acadêmica de graduação a pós-doutorado — acompanham as participantes ao longo da formação. A maioria dessas mentoras é vinculada à USP, mas há também envolvimento de pesquisadoras de outras instituições.

Além da introdução a temas científicos e universitários, o projeto promove um espaço de conscientização e empoderamento. “A academia ainda é um ambiente hostil. Por mais que tenhamos avançado, ainda falta equidade. Precisamos preparar essas meninas para saber qual é a luta, quais os direitos conquistados e os que ainda devemos alcançar. O Astrominas tem, sim, um papel combativo e político-social”, afirma a professora Elysandra Cypriano, coordenadora do projeto.

As interessadas podem se inscrever até o dia 8 de junho, por meio de um formulário disponível no site oficial do Astrominas.