A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza neste sábado (24) o mutirão “Mães em Ação” em Salvador. A iniciativa visa atender cerca de 400 pessoas, com foco na fixação de pensão alimentícia e outras demandas judiciais. A ação acontece das 9h às 16h, no Colégio Central.
Para ser atendido, é necessário apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência, comprovantes de renda e despesas, extratos bancários que evidenciem inadimplência, sentenças judiciais anteriores e documentos dos filhos. Também é preciso informar dados do genitor, como nome completo, endereço, telefone, RG, CPF e, se possível, nome e endereço da empresa onde trabalha.
Além do atendimento jurídico, o evento contará com serviços voltados ao bem-estar das mães, como cortes de cabelo e esmaltação de unhas, ofertados pelo Instituto Embelleze. Palestras sobre saúde mental e violência contra a mulher também fazem parte da programação.
De acordo com a defensora pública Laíssa Rocha, coordenadora executiva das defensorias especializadas, a proposta é garantir dignidade e acesso à justiça. “A iniciativa busca promover a cidadania e valorizar socialmente a maternidade, especialmente das mães solo, assegurando apoio jurídico, socioassistencial e emocional”, afirma.
O mutirão já passou por cidades como Santo Amaro, Brumado, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Nesta sexta (23), a ação ocorre em Alagoinhas, Camacan, Juazeiro, Simões Filho, Jequié e Vitória da Conquista. No sábado (24), além de Salvador, Itabuna também receberá a iniciativa. Em 30 de maio, será a vez de Nazaré e Paulo Afonso. Em Camaçari e Lauro de Freitas, o atendimento acontece durante todo o mês nas unidades locais da DPE.