O ministro ucraniano de transformação digital, Mykhailo Fedorov, reivindicou nas redes sociais a responsabilidade de Kiev pelos ataques de drones que atingiram a capital russa de Moscou e a Crimeia nesta segunda-feira (24).
“Drones atacaram a capital e a Crimeia à noite. A guerra eletrônica e a defesa aérea estão se tornando cada vez menos capazes de proteger os céus dos ocupantes”, disse Mykhailo em um post do Telegram. “Aconteça o que acontecer, haverá mais disso”, acrescentou.
O ministério de Fedorov está encarregado da iniciativa ucraniana “Exército de Drones”, o plano de aquisição de drones do governo.
A Ucrânia quase nunca assume publicamente a responsabilidade por ataques ocorridos em solo russo ou em territórios ocupados pela Rússia durante a guerra, mas recentemente admitiu seu papel na enorme explosão da ponte da Crimeia em outubro.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia lançou 17 drones em direção à Crimeia durante a noite, referindo-se aos ataques na península, que foi anexada ilegalmente pelas forças russas em 2014, como um “ataque terrorista”.
Um depósito de munição russo foi atingido pelo ataque de um drone ucraniano na Crimeia. Enquanto isso, na Rússia, drones ucranianos atingiram dois prédios não residenciais em Moscou nas primeiras horas da manhã de segunda e foram “suprimidos” pelas defesas locais, disseram autoridades russas, descrevendo o incidente como um ataque “frustrado”. Informações da CNN Brasil.