Missa e peregrinação nos bairros dão início à festa de Santa Dulce nesta terça

A festa em honra à primeira santa brasileira será aberta em Salvador nesta terça-feira (1º), às 8h30, com a realização da Santa Missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. A cerimônia religiosa, que contará com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e da vice-prefeita Ana Paula Matos, promete reunir milhares de fiéis e admiradores da vida e obra do Anjo Bom do Brasil.

Logo após a missa, será lançada a Galeria Santa Dulce dos Pobres, uma galeria de arte a céu aberto, com mais de 500 metros quadrados na Avenida Dendezeiros, no Bonfim, que reúne em suas paredes trabalhos em grafite inspirados na Mãe dos Pobres e em seu legado de amor, fé e solidariedade.

Com o tema “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”, a programação festiva acontecerá até o dia 13 de agosto e contará com shows musicais na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), reunindo atrações como Tuca Fernandes, Thiago Arancam, Padre Antonio Maria, Waldonys, Orquestra da Câmara de Salvador, Orquestra Juvenil do Neojiba e Coral Ecumênico da Bahia.

Destaque ainda para as missas que serão realizadas no Santuário Santa Dulce, de 1° a 12 de agosto (7h, 8h30, 12h e 17h); e a missa campal, que será celebrada no dia 13 de agosto (Dia Litúrgico de Santa Dulce), às 16h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

Além das celebrações religiosas e das apresentações musicais, a programação de agosto no Largo de Roma – que será totalmente gratuita – contará com serviços no campo da saúde, como orientações para prevenção de doenças, aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia e vacinação contra Influenza e Covid-19.

Haverá também iniciativas como a oferta de serviços jurídicos, quermesse e a apresentação de espetáculo teatral encenado por alunos do Centro Educacional Santo Antônio, escola fundada por Irmã Dulce. Ainda na agenda cultural, o público poderá conferir, no Cine Santa Dulce, a exibição de filmes e outras produções audiovisuais sobre o legado da freira baiana.

Procissões e Santa Dulce nos bairros

Os 13 dias de homenagem à Mãe dos Pobres serão marcados também pela visita da imagem peregrina de Santa Dulce a diversos bairros de Salvador. A cada dia, sempre das 7h às 20h, a imagem estará presente em um determinado ponto da capital baiana, onde a população poderá fazer suas orações, pedidos e agradecimentos ao Anjo Bom.

Confira os bairros que receberão a imagem peregrina de Santa Dulce:

01/08: Praça Municipal
02/08: Barra (Farol da Barra)
03/08: Rio Vermelho (próximo à Igreja de Nossa Senhora Santana)
04/08: Itapuã (Praça da Igreja)
05/08: Santo Antônio Além do Carmo (Coreto do Largo)
06/08: Praça Cairu (manhã) / Largo Terreiro de Jesus (tarde e noite)
07/08: Praça da Piedade
08/08: Cajazeiras X (Campo da Pronaica)
09/08: Periperi (Praça da Revolução)
10/08: São Tomé de Paripe
11/08: Liberdade (próximo ao Plano Inclinado)
12/08: Capelinha
13/08: Alagados (Pátio da Igreja de Alagados)

A programação seguirá ainda com a realização de procissões e carreatas pela cidade, a exemplo da Procissão dos Arcos (4 de agosto, às 16h), com saída da Igreja do Bonfim e chegada no Santuário Santa Dulce; Procissão da Memória (6 de agosto, às 8h), do Santuário Santa Dulce à Basílica da Conceição da Praia; e a Procissão Luminosa (13 de agosto, às 18h), com percurso pelo Caminho da Fé (Santuário Santa Dulce – Igreja do Bonfim – Santuário Santa Dulce). Já no dia 5 de agosto, às 15h, uma carreata levando a imagem peregrina sairá do Centro de Convenções de Salvador em direção ao Santuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.