Estado da Bahia tem mais de 1,5 milhões de títulos eleitorais cancelados; veja lista

Se você não votou nem justificou a ausência por três eleições seguidas ou deixou de comparecer à revisão eleitoral no município em que vota, a notícia não é boa! E sim, o título eleitoral está cancelado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na Bahia, 1.576.023 eleitores estão nessa situação. Em Salvador, o número é de 258.265 de documentos cancelados. 

Para o cidadão que pretende votar nas Eleições Gerais de 2022, o prazo para regularização é 04 de maio de 2022, data em que cadastro eleitoral será fechado. Isso porque, de acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições é sempre no primeiro domingo de outubro, que – em 2022 – será dia 02.

Já o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) estabelece que o cadastro eleitoral ficará fechado durante os 150 dias anteriores a cada pleito. A medida permite que a Justiça Eleitoral possa apurar o eleitorado apto a votar e tomar todas as providências referentes à organização dos locais de votação.

Consequências
Além de impedir o exercício da democracia pelo voto, o cancelamento do título impede o eleitor de ser empossado em concursos públicos, obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo.

Teve o título de eleitor cancelado? Saiba como regularizar sua situação:

https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Junho/teve-o-titulo-de-eleitor-cancelado-saiba-como-regularizar-sua-situacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.