Bonecos do Bem busca voluntários no Piauí para nova edição

Projeto que transforma restos de tecidos em brinquedos para crianças em tratamento de saúde está com inscrições abertas para voluntários.

Essa é a 4° edição do projeto Bonecos do Bem, da Universidade Federal do Piauí, que já doou mais de 1.200 brinquedos desse tipo. Agora a meta é a fabricação de 500 unidades, que serão entregues no Dia das Crianças e no Natal.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Simone Albuquerque, os voluntários participam de todas as fases da confecção dos bonecos, que representam animais, como coelhos e gatos. Depois de prontos, os brinquedos são levados para associações e casas de saúde que recebem crianças que estão em tratamento médico. 

Simone diz que ideia da reutilização do material usado na confecção dos bonecos veio da necessidade de dar um novo destino para os restos de tecidos de fábricas de roupas do estado, que na maioria das vezes são descartados em aterros sanitários. 

“É um projeto muito interessante, além do viés ambiental, os alunos aprendem etapas da confecção, risco, modelagem, corte e costura. Então, para eles, também é um treinamento. Tem essa parte do ensino, a extensão, o viés ambiental e social”.

A voluntária Fabíola Almeida participa do projeto há três anos. Nesta edição, ela deixou de ser estudante universitária e passou a atuar como instrutora. Fabiola afirma que é estimulada por saber que está ajudando a preservar o meio ambiente e a levar alegria às crianças. 

“Participar do projeto faz eu me sentir mais útil, usando minhas habilidades em prol de uma causa em que o retorno é só o sorriso e a felicidade das crianças quando elas recebem os presentes”, disse.

Os bonecos são produzidos nos laboratórios do curso de moda da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. As inscrições devem ser feitas na coordenação do curso e pelo e-mail coordenacaodesigndemoda@ufpi.edu.br.  Podem participar estudantes e pessoas que não fazem parte da comunidade acadêmica. 

*Com supervisão de Roberto Piza