A contratação do vencedor de Fórmula 1 Max Verstappen traria “muitas desvantagens” para a Mercedes, e seria melhor a equipe manter seus pilotos atuais, disse o superintendente da Williams, James Vowles, nesta sexta-feira (18).
O esporte foi varrido por especulações sobre o porvir de Verstappen depois que o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, expressou preocupação com a possibilidade de o piloto holandês deixar a equipe no final da temporada.
Verstappen, tetracampeão seguido que seria um dos principais alvos de qualquer um que pudesse remunerar por ele, tem contrato até 2028, sujeito a cláusulas de saída.
O superintendente da Mercedes, Toto Wolff, manifestou interesse em contratar Verstappen no ano pretérito, e o superintendente da equipe McLaren, Zak Brown, disse em março que espera que o piloto da Red Bull vá para a Mercedes em 2026, sendo a Aston Martin outra possibilidade.
Vowles, que foi diretor de estratégia de automobilismo da Mercedes e um confidente próximo de Wolff antes de ingressar na Williams, com a Mercedes, em 2023, sugeriu que George Russell e Kimi Antonelli são a melhor aposta.
“Não sou Toto, mas acho que ele tem uma risco de pilotos muito boa para o porvir”, disse ele aos repórteres durante um brunch no Grande Prêmio da Arábia Saudita, em Jeddah. “Para mim, a vitória de Verstappen no Japão foi de tombar o queixo, parabéns a ele, mas ele também tem muitas desvantagens que precisam ser reconhecidas.””E acho que a Mercedes tem uma ótima cultura com dois pilotos que estão chegando perto do auge do carruagem e com um que está subindo”. “Portanto, pessoalmente, não acho que haja lugar para [Verstappen].”
Vowles trabalhou de perto com Antonelli, 18 anos, enquanto o italiano estava nas categorias de base do automobilismo.
“Ele está dando passos a cada semana e só dirigiu efetivamente quatro corridas de grande prêmio”, disse. “Ele está em um bom caminho para ser muito, muito competitivo, logo você continua investindo nisso”. “E George está cumprindo o prometido… não se pode realmente culpar zero do que ele fez levante ano.”
A Red Bull e Verstappen estão em terceiro lugar no campeonato em seguida quatro corridas, apesar de Verstappen ter conquistado uma vitória impressionante em Suzuka.
O piloto holandês conta com o suporte de seu empresário Raymond Vermeulen e de seu pai e ex-piloto Jos, que no ano pretérito pediu que Christian Horner, da Red Bull, deixasse o missão em meio a alegações de comportamento incoveniente das quais o superintendente foi posteriormente inocentado.
Os ânimos se exaltaram no Bahrein na semana passada, depois que Verstappen terminou unicamente em sexto lugar.
Russell, que está sem contrato no final do ano, e Verstappen também se desentenderam publicamente na última temporada e Vowles duvidou que a união dos dois funcionasse.
As últimas reportagens da mídia se concentraram na Aston Martin, um movimento que reuniria Verstappen com o ex-designer da Red Bull, Adrian Newey, e a parceira de motores Honda.
A Honda está deixando a Red Bull no final do ano para entrar em uma novidade era de motores em uma parceria exclusiva com a Aston Martin.
O jornal Gazzetta dello Sport, da Itália, sugeriu, sem fornecer suas informações, que a Aston estava pronta para oferecer a Verstappen US$88 milhões por ano, durante três anos, com financiamento saudita.
A Aston Martin, controlada pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, tem a gigante saudita de pujança Aramco porquê patrocinadora principal.