Cidade Em Alerta! Chuvas Castigam Salvador E Moradores Precisam Abandonar As Casas Em áreas De Risco

A cidade de Salvador entrou em estado de alerta máximo por conta das chuvas intensas que atingem a capital baiana desde a quinta-feira (1), quando a frente fria chegou a capital baiana. A Defesa Civil (Codesal) recomendou que moradores de seis comunidades deixem suas casas devido ao alto risco de deslizamento de terra. As localidades afetadas são: Mamede (Alto da Terezinha), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Creche e Moscou (ambas em Castelo Branco), além de Bosque Real e Olaria (Sete de Abril).

De acordo com a Codesal, essas regiões registraram acumulados de água superiores a 150 milímetros nas últimas 72 horas, o que representa metade do volume esperado para todo o mês de maio. Diante da dificuldade de escoamento da água em curto tempo, o protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) foi acionado, e sirenes de alerta soaram nas comunidades afetadas.

Segundo a Defesa Civil, o PPDC é considerado fundamental para reduzir riscos de tragédias como alagamentos e deslizamentos. O plano inclui o monitoramento contínuo de áreas vulneráveis, evacuação preventiva e acolhimento emergencial da população. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil atuam para orientar a retirada dos moradores e direcioná-los a locais seguros, como escolas públicas previamente preparadas. Até o momento, apenas uma família – com três integrantes – foi acolhida na Escola Esperança de Viver, no bairro de Castelo Branco. A gestão municipal destaca, porém, que o acolhimento não é obrigatório, e muitos cidadãos optam por buscar abrigo em casas de parentes ou amigos.

O mais recente levantamento do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) aponta que alguns bairros da capital, como Barro Duro (37,2 mm), Boca da Mata (29,2 mm) e Cassange (28,8 mm), continuam acumulando altos volumes de chuva. Ventos fortes, com rajadas de até 64,8 km/h, também foram registrados.

Além dos impactos em terra, o mau tempo compromete o tráfego marítimo, a Capitania dos Portos emitiu alerta vermelho e recomendou que embarcações, principalmente de pequeno porte, evitem a navegação. Como medida de segurança, a travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa temporariamente. No sistema ferry-boat, o embarque de veículos pesados e utilitários está interrompido também, mas motocicletas podem atravessar, somente com o condutor a bordo durante toda a viagem.

Na sexta-feira (2), o fenômeno conhecido como tromba d’água chegou a se formar na região da Barra, a previsão do tempo para domingo (4) indica céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas, principalmente pela manhã. Na segunda-feira (5), o tempo deve permanecer instável, com precipitações leves ao longo do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui