Salvador foi a cidade brasileira com o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram registrados 66 milímetros de precipitação na estação meteorológica de Ondina. A capital baiana e outras 42 cidades do estado permanecem sob alerta laranja para acumulado de chuva, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros com maiores índices pluviométricos até a manhã desta quarta foram: Federação (61,8 mm), Ondina (61,2 mm), Barris (54,6 mm), Barra (48 mm), Rio Vermelho (44,6 mm) e Brotas (43,6 mm). No interior do estado, Cruz das Almas registrou 55,2 mm, ocupando o segundo lugar entre os municípios baianos.
Ainda conforme o levantamento, Salvador já ultrapassou a média histórica de chuvas esperada para o mês de maio. Em apenas sete dias, a estação de Barro Duro acumulou 394,6 mm — volume 30% superior à média mensal. A Ilha de Bom Jesus dos Passos também superou a média, com 325 mm no mesmo período.
O Inmet alerta para chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia nas áreas afetadas. A recomendação é que, em caso de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Desde o início do feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, mais de 20 municípios baianos já registraram ocorrências relacionadas ao mau tempo.