Com Maior Volume De Chuva Do País, Salvador Entra Em Alerta Máximo

Salvador foi a cidade brasileira com o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram registrados 66 milímetros de precipitação na estação meteorológica de Ondina. A capital baiana e outras 42 cidades do estado permanecem sob alerta laranja para acumulado de chuva, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros com maiores índices pluviométricos até a manhã desta quarta foram: Federação (61,8 mm), Ondina (61,2 mm), Barris (54,6 mm), Barra (48 mm), Rio Vermelho (44,6 mm) e Brotas (43,6 mm). No interior do estado, Cruz das Almas registrou 55,2 mm, ocupando o segundo lugar entre os municípios baianos.

Ainda conforme o levantamento, Salvador já ultrapassou a média histórica de chuvas esperada para o mês de maio. Em apenas sete dias, a estação de Barro Duro acumulou 394,6 mm — volume 30% superior à média mensal. A Ilha de Bom Jesus dos Passos também superou a média, com 325 mm no mesmo período.

O Inmet alerta para chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia nas áreas afetadas. A recomendação é que, em caso de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Desde o início do feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, mais de 20 municípios baianos já registraram ocorrências relacionadas ao mau tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui