A Defesa Civil do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, interditou dez casas nesta terça-feira (6) após um deslizamento de terra atingir o fundo de uma residência na Rua Getúlio Vargas, no bairro da Areia. O incidente não deixou feridos, mas afetou diretamente 24 moradores, que precisaram deixar suas casas por risco de novos deslizamentos.
De acordo com Abdoral Júnior, subsecretário de Ordem Pública e coordenador da Defesa Civil, três residências foram diretamente atingidas, enquanto outras seis, três de cada lado, foram interditadas preventivamente por estarem em áreas de risco.
Equipes das secretarias municipais envolvidas na Operação Chuva, como Obras, Saúde, Manutenção, Ordem Pública e Assistência Social, prestaram atendimento técnico e humanitário aos moradores. Segundo a secretária de Assistência Social, Soraia Cabral, escolas municipais foram disponibilizadas como abrigo temporário, mas os afetados optaram por se hospedar com familiares.
Uma das vias de acesso à rua San Martins, no bairro do Santo Antônio e Urbis 2, também foi interditada e permanecerá fechada até a remoção completa da terra e dos entulhos.
O prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, afirmou que as famílias atingidas serão incluídas no programa de aluguel social e em outros benefícios. “Estamos trabalhando em toda a cidade e nos solidarizamos com as famílias que perderam seus pertences. Tudo que estiver ao alcance da gestão será feito para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas”, declarou.