Foi prorrogado até o dia 12 de maio o prazo de inscrição para a segunda edição do Edital Black STEM, iniciativa que apoia a formação internacional de estudantes negros nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). A data inicial para o encerramento das inscrições era na última quarta-feira (30).
Promovido pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, o programa oferece três bolsas complementares de R$ 35 mil para contribuir com a permanência de estudantes negros (autodeclarados pretos ou pardos) em universidades fora do Brasil. O valor poderá ser utilizado para despesas como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades.
Além do auxílio financeiro, os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, apoio psicológico, redes de liderança negra e participação em eventos promovidos pelo Fundo Baobá e instituições parceiras.
Em 2024, quatro jovens foram contemplados pela iniciativa e hoje cursam graduação em países como China, Estados Unidos e Portugal, em áreas como engenharia aeroespacial, ciência da computação e pilotagem marítima.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Fundo Baobá, por meio do preenchimento de formulário online. O resultado final será divulgado em 8 de julho.
Requisitos para participar
- Ser pessoa negra (preta ou parda), brasileira nata ou naturalizada;
- Estar aprovado ou em fase final de seleção em curso de graduação no exterior, com início previsto para 2025;
- Ter sido contemplado com bolsa integral ou parcial da instituição de ensino ou de outra fonte de financiamento;
Candidatos a universidades públicas estrangeiras com subsídio total ou parcial também podem concorrer.