O jovem tenista carioca João Fonseca estreará esta semana no Masters 1000 de Madri contra um qualifier (desportista classificado em disputa prévio), ainda indefinido. O sorteio do chaveamento da competição ocorreu nesta segunda-feira (21). Caso vença na primeira rodada, o atual número 65 do mundo, terá pela frente o norte-americano Tommy Paul (12º no ranking), cabeça de chave 11, e o russo Karen Kashnov (25º). A competição em quadra de saibro começa oficialmente na quarta (23).
Único brasílico a iniciar o torneio na chave principal de simples, Fonseca volta a jogar depois curta pausa para férias. Ele competiu pela última vez no Masters 1000 de Miami no final de março, quando saiu na terceira rodada, depois guia para o australiano Alex de Minaur (7º).
O Brasil pode narrar ainda com mais um representante na disputa de simples. A partir das 14h40 (horário de Brasília) desta segunda (21), o cearense Thiago Monteiro (94º) inicia sua jornada no qualifying em procura de uma vaga na chave principal. A estreia será contra o setentrião americano Mitchell Krueger (150º). Já o paranaense Thiago Wild (113º) deu adeus hoje (21) ao qualifying ao estrear com guia para o prateado Juan Manuel Cerúndolo (126º) com um duplo 6/4.
Na chave de duplas masculinas, o país será representado pela parceria do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo.