Cerca de 42% dos estudantes que cursam faculdade ou que têm interesse em ingressar no ensino superior usam inteligência artificial semanalmente, conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) sobre o uso da inteligência artificial (IA) na educação superior. Diante disso, Gustavo Barros, estudante do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, localizado em Elísio Medrado, utilizaram IA para desenvolver o LearnLoop, um site focado em auxiliar os alunos durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Play Video
As dificuldades apresentadas pelos colegas de classe induziram o desenvolvimento do projeto. Gustavo Barros, estudante pesquisador, conta que o principal diferencial do produto é que ele não foi criado com fins lucrativos: “o nosso professor nos incentivou a observar as dificuldades dos nossos colegas de turma e elaborar um produto que facilitasse a vida acadêmica deles. Por isso, ser acessível é uma característica pilar desse projeto”.
O acesso à ferramenta é simples e prático. Basta cadastrar os dados pessoais solicitados para que o site libere as funcionalidades disponíveis. “Ao se conectar ao LearnLoop, o estudante terá à disposição um modelo de estudos personalizado, como retornos individualizados na correção de redações, por exemplo. Após o envio da foto de um trabalho manuscrito, a IA libera todos os ajustes necessários baseados nos critérios de correção das redações do Enem”, explica.