O ‘Clube de Leitura Colecionando Mundos’, do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, localizado em Santa Bárbara, foi selecionado para representar a Bahia na expo nacional Milset Brasil. O evento será realizado em maio, no Ceará, e a participação da escola foi viabilizada por meio de edital da Secretaria da Educação do Estado (SEC), voltado à inserção de projetos da rede estadual em feiras científicas.
O clube se destaca por promover debates literários com foco em autoras negras e em temas como identidade, pertencimento e justiça social. A proposta é incentivar o pensamento crítico a partir de obras que dialogam com a diversidade e o cotidiano dos estudantes.
“O principal objetivo do clube é formar leitores críticos e conscientes por meio da leitura e discussão de obras que representam a diversidade do empoderamento feminino no Brasil e no mundo”, afirma a professora de língua inglesa, Charlene Cristine Conceição de Jesus.
A estudante Stephanie Rocha, do 3º ano, que representará o clube na Milset, destaca a importância da leitura na formação pessoal e coletiva. “Isso porque ler é viver mil vidas além da nossa. A leitura amplia nossos horizontes, desperta sentimentos e nos conecta a outras realidades. Compartilhar isso com colegas apaixonados por livros nos faz crescer juntos. Levar esse projeto para feiras científicas mostra que incentivar a leitura pode ultrapassar os muros da escola e transformar o mundo”, relata.