Murado de 1,7 milénio bailarinos de 12 estados do país estão em Fortaleza (CE) para a 9ª edição do Festival Internacional de Dança do CBDD, o Juízo Brasílio de Dança. O evento começa nesta quarta-feira (23).
A teoria do festival é promover o aprimoramento e profissionalização de bailarinos, professores e coreógrafos, preservar o legado cultural da dança brasileira, possibilitar o ingresso de bailarinos no mercado de trabalho, além de gerar parcerias com sindicatos, prefeituras e demais órgãos interessados em propalar a dança.
Até o próximo dia 27 de abril, grupos de dança dos mais variados gêneros porquê balé clássico, danças urbanas e populares, jazz, sapateado e danças internacionais irão se apresentar no palco do Teatro RioMar Fortaleza. A programação contempla também competições em diversas categorias e estilos. No último dia do festival, acontece, pelo quinto ano continuado, o Grand Prix Internacional de Dança.
Estão previstas audições para bolsas de estudo e residências artísticas nacionais e internacionais e ainda a realização de cursos de aperfeiçoamento com 7 mestres renomados em vários segmentos da dança, porquê Cícero Gomes (foto), primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o coreógrafo Johnny Almeida, formado pelo método Vaganova pela Escola Bolshoi no Brasil, Nicole Vanoni, diretora da Curitiba Cia de Dança e AK Guerra, técnico em Danças Urbanas.
A programação completa está disponível no site do evento.