A Fifa anunciou as oito cidades brasileiras e seus respectivos estádios que vão receber os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A competição vai ser realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 aqui no Brasil. Doze capitais haviam se candidatado para receber os jogos do mundial.
Os locais escolhidos foram: a Arena Castelão, em Fortaleza; a Arena Pernambuco, em Recife; a Arena Fonte Nova, em Salvador; o estádio do Mineirão, em Minas Gerais; a Arena Itaquera, em São Paulo; o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro; o Beira-Rio, em Porto Alegre; e o estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Todos esses locais somados têm capacidade para receber um público de mais de 400 mil torcedores. O estádio com menor capacidade é a Arena Pernambuco, que pode acolher um público de pouco mais de 45 mil espectadores. Já o Maracanã — que entre outros jogos da tabela, vai receber a abertura e a grande final — possui quase 79 mil lugares.
A equipe da Fifa visitou todas as cidades candidatas para avaliar previamente os requisitos de infraestrutura e instalações, como destaca o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
As cidades sedes escolhidas pela FIFA já contam com estádios modernos e centros de treinamentos para receber atletas e torcedores de todas as partes do mundo. Além disso, oferecem rede hoteleira qualificada e infraestrutura urbana eficiente, com sistema de mobilidade, segurança e serviços públicos preparados para fornecer o que um evento dessa grandeza exige.
Nos próximos meses, equipes da Fifa vão estar nas oito cidades escolhidas para dar início à fase de planejamento operacional. O presidente da federação internacional, Gianni Infantino, celebrou a escolha do Brasil como país sede, destacando a paixão do brasileiro pelo futebol.
Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas, o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer. E com a enorme paixão de vocês pelo futebol seguiremos trabalhando em estreita colaboração com as cidades sede na emocionante jornada que temos pela frente.
A Copa do Mundo Feminina de Futebol no Brasil será a décima edição do torneio. Por ser o país-sede, o Brasil já está classificado para a competição.
A última copa teve sede compartilhada entre a Austrália e a Nova Zelândia, em 2023. A seleção feminina da Espanha é a atual campeã. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos — são 4, seguido pela Alemanha, que ergueu o troféu duas vezes. As seleções da Noruega e do Japão têm um título mundial cada uma.