O município de Presidente Dutra passa a contar com o novo Colégio Estadual de Tempo Integral Leila Janaína Brito Gonçalves, com investimento de R$ 10,3 milhões do Governo do Estado. A unidade de ensino foi inaugurada na manhã desta terça-feira (7), durante visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade. Na ocasião, o governador também fez a entrega da reforma do Estádio Municipal Dilton Barreto, em que foram investidos mais R$ 1,4 milhão e autorizou obras de infraestrutura com aplicação de mais de R$ 7,3 milhões.
“Hoje autorizamos pavimentações em povoados e nos acessos do município, destacando o acesso à comunidade quilombola de Ramos, onde nós, dentro de sessenta, setenta dias, voltaremos para dar ordem de serviço para o asfaltamento dessa estrada”, explicou Jerônimo sobre as intervenções a serem realizadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), por meio da Superintendência de Infraestrutura e Transporte (SIT). Além da pavimentação no acesso ao Povoado de Ramos, serão pavimentados os acessos que ligam a BA-225 aos povoados de Canoãozinho, Paraibinha, Gameleira, Bernardes e Sapecado, com extensão total de 5,5 quilômetros.
O novo colégio em Presidente Dutra dispõe de 10 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, auditório, refeitório, campo de futebol society e quadra poliesportiva coberta. O professor de Língua Portuguesa, Ailton Martins, destaca as mudanças na dinâmica pedagógica para a comunidade docente e discente do município. “A melhora é de uma magnitude elevada, porque os alunos vão se sentir bem numa escola assim, o professor vai trabalhar com mais vigor, com mais vontade, mais dedicação. É uma coisa espetacular!”, afirma Martins.
A unidade escolar de Presidente Dutra é equipada ainda com um Módulo de Ensino em Agroecologia e Sustentabilidade, Integrado à Fazendinha da Agricultura Familiar. A iniciativa é um incentivo ao aprendizado estruturado em hortas escolares, estimulando e desenvolvendo as potencialidades regionais. Para a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, as atividades práticas se adequam ao modelo de ensino em tempo integral, estimulando o exercício dos ensinamentos em sala.