A deputada Lídice da Mata (PSB) volta a liderar a bancada da Bahia no Congresso Nacional após consenso firmado entre os parlamentares baianos na terça-feira (27). A decisão garante a ela a coordenação do grupo pela sexta vez.
A parlamentar, ao comentar a recondução, destacou o contexto que influenciou a decisão da bancada. “Essa recondução me honra, porque expressa a confiança da bancada. Mas também se deve a uma situação objetiva: o atraso na liberação do orçamento federal, que só começou a ser executado em maio. Alguns colegas avaliaram que, com o ano já em andamento, seria prejudicial interromper os processos em curso. A entrada de um novo coordenador, ainda que comprometido com a continuidade, poderia atrasar o andamento das ações”, explicou.
Lídice ressaltou que continuará atuando em defesa dos interesses do estado. “Espero que possamos ter sucesso na execução das emendas e na defesa dos interesses da Bahia no Congresso”. Além do novo mandato à frente da bancada, Lídice também projeta o futuro do Partido Socialista Brasileiro. O PSB realiza seu congresso nacional nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. Segundo a deputada, o encontro será para reposicionar a legenda no cenário eleitoral e já com um nome para anunciar pra chapa de 2026.
“O congresso do PSB, e um congresso nacional, acontece no dia 30, 31 e primeiro, né? No sábado, a abertura na sexta, sábado e domingo. E nesse congresso nós vamos, além de afinar as posições políticas em relação à análise das condições do partido para a próxima eleição de 2026, vamos também fazer uma mudança na direção do partido nacionalmente. […] E agora o partido acenando para o futuro, apresenta o nome de João Campos, nosso companheiro, um rapaz jovem, muito talentoso, prefeito muito bem aprovado de Recife, com uma escola fortalecida, no caminho do pensamento de centro-esquerda, que se colocará certamente para novos desafios do estado de Pernambuco e tem uma vida longa na política brasileira”, disse Lídice em entrevista ao TakTá, projetando o futuro do partido.