Lula confirma que irá ao velório de Pepe Mujica

O presidente Lula confirmou que irá ao velório do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. Ainda na China, onde estava em visita oficial, o presidente falou que irá se despedir do velho amigo.

“Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica porque eu acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito. Eu conheço muita gente, conheço muitos presidentes, eu conheço muitos políticos, mas nenhum se iguala à grandeza da alma do Pepe Mujica.”

Lula ainda afirmou que a vida de Mujica foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas, lembrando a humildade e o desapego dele. O presidente falou também que, em quase 90 anos de vida, o ex-presidente uruguaio combateu fervorosamente a ditadura e defendeu, como poucos, a democracia sem nunca deixar de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades.

O último encontro entre Lula e Mujica ocorreu na chácara Mujica, nos arredores da capital uruguaia, no fim do ano passado. Lula lembrou aquele dia.

“Eu quando eu visitei ele agora no Uruguai, eu tinha certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Eu tinha certeza porque ele dizia que estava no fim. Ele não escondeu em nenhum momento a gravidade da evolução da sua doença. Na outra vez que eu vi ele sentado comigo, ele falou ‘Lula, eu estou indo embora’.”

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.