O crescimento da economia, a geração de emprego e o ganho real do salário mínimo acima da inflação foram destacados pelo presidente Lula em pronunciamento, nesta quarta-feira (30), em alusão ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.
“Em apenas dois anos e quatro meses de governo, já geramos 3,8 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. Saímos do maior para o menor desemprego da história. O salário mínimo voltou a subir acima da inflação, e 90% das categorias profissionais tiveram ganho real de salário. Tudo isso só foi possível porque, depois de uma década, a economia do Brasil voltou a crescer acima de 3% por dois anos consecutivos, superando todas as expectativas”, declarou o presidente.
Lula anunciou que o governo federal vai promover um debate amplo sobre a jornada de trabalho 6×1, regime no qual o trabalhador executa suas funções seis dias seguidos e descansa apenas no sétimo:
“Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”.
A operação Sem Desconto, deflagrada pela Controladoria-Geral da União e pela Polícia Federal para apurar a cobrança irregular de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024, também foi lembrada por Lula, que pediu apuração da Advocacia-Geral da União e ressarcimento dos beneficiários que foram lesados:
“Na última semana, o nosso governo, por meio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, que vinha operando desde 2019. Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”.
Sobre ensino profissionalizante, o governo federal pretende triplicar o número de estudantes do ensino médio inscritos em cursos técnicos, com ações que terão início já no segundo semestre deste ano, anunciou Lula.