Mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS solicitaram o reembolso dos descontos de entidades associativas feitos nos benefícios dos últimos cinco anos. Apenas 6.720 pessoas confirmaram que autorizaram esses descontos.
O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (14) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller. Ele disse que 41 entidades foram contestadas e explicou qual será procedimento tomado a partir de agora pelo instituto:
“Ele simplesmente não reconhecer o vínculo com uma determinada entidade, e, quando ele simplesmente não reconhece o vínculo, o INSS intima automaticamente a instituição para que, em 15 dias úteis, junte a comprovação da regularidade daquele desconto ou realize o pagamento do valor devido corrigido, em que o INSS informa a GRU já com a correção do IPCA”.
O número de pedidos de reembolso foi bem menor do que a quantidade de acessos à plataforma MEU INSS, que teve três vezes mais ingressos do que a média diária, ultrapassando oito milhões de pessoas, nesta quarta-feira. Isso acabou gerando instabilidade no sistema, problema que, segundo a Dataprev, empresa pública responsável pelos sistemas da Previdência, foi resolvido.
O instituto está monitorado o número de acessos para avaliar a possibilidade de parcerias e de ampliação do atendimento aos beneficiários.
Waller disse ainda que as pessoas não precisam ter pressa para pedir o ressarcimento dos valores. Ele garantiu que os beneficiários poderão solicitar a devolução do dinheiro a qualquer momento:
“Tenham calma. Logicamente, no primeiro dia, há um uma expectativa maior, e todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos, acessar o 135, mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos que tenham o desconto indevido. Então, fiquem tranquilos a esse respeito”.
O presidente do INSS reforçou que o instituto não entra em contato por telefone ou mensagem e que os aposentados devem ficar atentos para evitar golpes:
“A forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, pela central 135 ou pelo site da previdência no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém. Ela não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, você liga para o INSS”.
Lembrando que as solicitações de devolução do dinheiro descontado irregularmente devem ser feitas pelo aplicativo MEU INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pela central no telefone 135.