Megaoperação Ocorre Nesta Sexta-feira (23) Em Presídio De Eunápolis Após Ataque A Monitor

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) deflagra, nesta sexta-feira (27), a Operação Arrosto no Conjunto Penal de Eunápolis. A ação é uma resposta direta ao atentado a tiros sofrido por um monitor de ressocialização no último dia 20, e o servidor segue internado. Segundo informações oficiais, o verdadeiro alvo do ataque seria o diretor da unidade, que não estava presente no momento da tentativa de homicídio.

Participam da Operação Arrosto, agentes da Seap, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), das polícias Civil, Militar e Federal, além de unidades especializadas como o Grupo Especializado em Operações Prisionais (GEOP), o Grupo Especial de Execução Penal (GAEP) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A unidade prisional passa a ser gerida temporariamente pelo GEOP durante a operação, que assume a missão de restaurar a ordem e reforçar a segurança no local. Além da revista em todas as celas, a transferência de presos passa a ser avaliada, assim é realizada a suspensão de visitas e estudos para realocar internos com vínculos comprovados com organizações criminosas, especialmente aqueles supostamente envolvidos no atentado.