Um novo bairro em Cruzeiro do Sul é esperança para quem perdeu tudo nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em 2024. Treze pessoas morreram na cidade.
O bairro Passo de Estrela fica perto do rio Taquari. A enchente destruiu tudo que alcançou. A área está sendo está limpa para construção de um parque memorial.
José Claudio Lenhardt e a esposa a Rosane são uns dos últimos moradores ali. José Claudio vive no local há 71 anos, mas vai embora.
Rosane concorda com a interdição do bairro e conclusão do parque.
Um novo bairro com 400 casas vai abrigar quem ficou sem moradia. Ele está sendo construído pelo governo do estado.
Por enquanto, algumas famílias estão morando em contêineres, como miniapartamentos, enquanto esperam.
É o caso de Liane Quadros e Danilo Hiedt, que viviam na área rural de Cruzeiro do Sul. Eles viram a casa sumir, tiveram que ser resgatados de barco e perderam familiares na enxurrada. Agora esperam por dias melhores.
Em Cruzeiro do Sul, 1.109 casas foram destruídas pela enchente.
Segundo o prefeito Dingola, se as promessas dos governos federal e estadual se concretizarem o problema será resolvido. Por enquanto, foram entregues 50 casas por meio do Programa Compra Assistida.
Com tem menos pessoas em áreas de risco, acredita-se que o impacto social de uma nova enchente seria menor. Mas o prefeito ressalta que a cidade não está preparada para outra inundação como a do ano passado.
O prefeito sugere que os municípios em situação crítica, como Cruzeiro do Sul e outras cidades vizinhas, tenham uma parcela maior do fundo de participação dos municípios, pelo menos até resolver essas necessidades mais urgentes.