Operação Caminhos Seguros: Dia D Tem Reforço No Combate à Violência Infantil

As Forças Estaduais de Segurança Pública deflagraram na manhã desta quinta-feira (15) o Dia D da Operação Caminhos Seguros, ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país.

Em Salvador, mandados de prisão estão sendo cumpridos em diversos bairros contra investigados por crimes de violência e exploração sexual infantojuvenil, como por exemplo no final de linha do Arvoredo, loteamento Alto da Bela Vista, onde moradores relataram a movimentação intensa da polícia no local.

As ações na capital são resultado de investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca). Mais de 50 policiais civis atuam diretamente nas diligências, com apoio de unidades especializadas do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV). Paralelamente, guarnições da Polícia Militar realizam patrulhamento em pontos estratégicos da capital e em municípios do interior baiano. O Departamento de Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros também estão com efetivos reforçados e em estado de prontidão.

Para garantir uma resposta rápida e coordenada durante a operação, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A estrutura, que funciona como base de monitoramento em tempo real, e conta com representantes das Polícias Civil, Militar, Técnica, Corpo de Bombeiros e superintendências como a SIAP, Stelecom, SI, SGTO e SPREV.