Operação Fallen Mira Organização Criminosa Com Participação De Policiais Militares Na Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco, a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Força Correcional Integrada (Forcem) e da Corregedoria da Polícia Militar, deflagraram nesta quarta-feira (28) a Operação Fallen. A ação visa desarticular uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, que atua em Feira de Santana e cidades da região.

A operação é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023. Na ocasião, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 33 de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de R$ 200 milhões em contas bancárias, sequestro de 26 imóveis urbanos e rurais e a suspensão de atividades de seis empresas.

Nesta nova fase, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. As investigações revelaram que o braço armado do grupo, formado principalmente por policiais militares da Bahia, teria atuado para destruir provas digitais que comprometiam a organização criminosa.

O nome “Fallen”, que significa “caído” em inglês, faz referência à queda moral e à perda de valores éticos dos agentes de segurança pública envolvidos no esquema criminoso.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de crimes relacionados. Caso sejam condenados, os investigados podem enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 26 anos de prisão.