Pesquisadores Iniciam Buscas Por Antigo Cemitério De Pessoas Escravizadas Em Salvador

Pesquisadores iniciam nesta terça-feira (13) a montagem da estrutura de trabalho para investigar a possível existência de um antigo cemitério onde pessoas escravizadas teriam sido enterradas em Salvador. As escavações no local estão previstas para começar às 14h da quarta-feira (14), no bairro de Nazaré, em uma área atualmente ocupada pelo estacionamento da Pupileira, conjunto pertencente à Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

A investigação tem como base a pesquisa Levantamento Arqueológico na Área do Antigo Cemitério do Campo da Pólvora, realizada pela arquiteta Silvana Olivieri. O estudo aponta que o cemitério teria funcionado por aproximadamente 150 anos, inicialmente sob responsabilidade da Câmara Municipal e, posteriormente, da própria Santa Casa.

O local teria sido utilizado majoritariamente para o sepultamento de pessoas escravizadas, além de pobres, suicidas, indigentes e indivíduos encarcerados. As atividades do cemitério teriam sido encerradas em 1844.

Durante a escavação, além da busca por evidências materiais que confirmem a existência do cemitério, os arqueólogos também analisarão outros componentes soterrados, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre o contexto histórico do local.

A escavação está prevista para ocorrer até o dia 23 de maio e será conduzida pela empresa Arqueólogos Consultoria e Pesquisa Arqueológica, com autorização da Santa Casa e acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui