Ação foi conduzida pela Delegacia da Petiz e do Juvenil Vítima (DCAV) em conjunto com a 19ª DP, ressaltando a premência de combater crimes digitais e os perigos da exposição online de jovens

A Polícia Social do Rio de Janeiro efetuou a prisão de três indivíduos que planejavam trucidar um morador de rua e transmitir o ato ao vivo por meio da plataforma Discord. Os detidos, que têm histórico de envolvimento em ataques de ódio na internet, foram capturados nas localidades de Vicente de Roble e Bangu. A ação foi conduzida pela Delegacia da Petiz e do Juvenil Vítima (DCAV) em conjunto com a 19ª DP, ressaltando a premência de combater crimes digitais e os perigos da exposição online de jovens. Os homens detidos foram identificados uma vez que Caio Nicholas Augusto Coelho, de 18 anos, Kayke Sant Anna Franco, de 19 anos, e Bruce Vaz de Oliveira, de 24 anos. Eles estavam envolvidos em uma série de atividades criminosas, que incluíam maus-tratos a animais e incitação à violência. O ataque ao morador de rua estava programado para coincidir com o natalício de Adolf Hitler, o que revela a motivação ideológica por trás do delito.

Siga o meato da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A delegada Maria Luiza Harmínio Machado revelou que Bruce era o responsável pela gestão do servidor do Discord onde as ações criminosas eram planejadas. A operação foi desencadeada em seguida informações recebidas do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça, que alertou sobre a possibilidade de um assassínio iminente. Além das prisões, a investigação está em curso para rastrear os indivíduos que contribuíram financeiramente para o grupo. A Polícia Social enfatiza a influência de proteger crianças e adolescentes dos riscos associados à sua presença em ambientes virtuais, onde podem ser expostos a conteúdos nocivos. A operação contou com o suporte da Subsecretaria de Perceptibilidade (Ssinte), que auxiliou na identificação e tomada dos suspeitos.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA