A cantora e compositora Anastácia, conhecida como a “Rainha do Forró”, celebra seus 85 anos na próxima sexta-feira (30). A recifense, com mais de 70 anos de carreira, foi uma das mulheres pioneiras do forró. Já compôs quase 800 músicas, mais de 260 delas com Dominguinhos, que, por 11 anos, foi companheiro de vida e de arte.
No dia do seu aniversário, Anastácia prepara uma festa com um show inédito na capital paulista para lançar seu novo álbum, Planeta Sanfona, com participação de renomes como a cearense Amelinha e a paraibana Cátia de França.
São 85 festas juninas de história, de força criativa e de compromisso com a cultura popular brasileira. Os festejos juninos são, como afirma a própria cantora, sua grande paixão:
“Porque essa cultura do São João, das festas juninas, é uma coisa tão boa no meio do ano, porque isso gera um dinheiro legal para o Brasil, a informação também cultural, enfim, pessoas se conhecem. É bom, todo bom, é todo bom. Eu acho que o Brasil seria bem mais triste se nós não tivéssemos uma festa junina”.
Aos sete anos, a menina Anastácia já acompanhava as lavadeiras do bairro Macaxeira e cantava canções de Emilinha Borba e Luiz Gonzaga que ouvia no programa César de Alencar, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
A estreia no rádio foi aos 14 anos, na Rádio Jornal do Commercio, a maior da capital pernambucana. Seu sanfoneiro foi ninguém menos que Hermeto Pascoal. No repertório, clássicos do forró e do baião que marcaram gerações, como “Eu só quero um Xodó”, “Tenho Sede” e “Sanfona Sentida”.
Aos 85 anos, a arte de Anastácia atravessa mais de sete décadas com vigor, ternura e identidade.
Quem gosta de Anastácia e de São João vai poder acompanhar tudo ao vivo e de pertinho pela TV Brasil e pela Rádio Nacional, que vão transmitir as principais festas de São João do Nordeste, a partir desta sexta-feira (30), até o dia 30 de junho, no especial Arraiá Brasil, do xote ao baião.
“Vocês estão me parabéns, porque a Rádio Nacional sempre foi uma rádio genuinamente brasileira. E voltando ao ar agora, com essa programação também muito brasileira, eu escuto bem a rádio de vocês. Então, eu acho que nós, artistas, só temos que ficar muito felizes, porque a divulgação é muito importante do trabalho da gente”, diz a cantora.
O especial vai trazer as festas de São João diretamente de Caruaru, em Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; Aracaju, em Sergipe; e Amargosa e Salvador, na Bahia.
A novidade é uma parceria da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública. A primeira transmissão começa às 23h desta sexta-feira, ao vivo das festas de São João em Aracaju e Campina Grande.