O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contribuiu para a prisão de 905 foragidos da Justiça apenas em 2025. O dado compreende o período de 1º de janeiro até este sábado (17).
As prisões mais recentes ocorreram entre a noite de quinta-feira (15) e a manhã de sábado. Seis pessoas com mandados de prisão em aberto foram capturadas após passarem por câmeras inteligentes instaladas em Salvador, Feira de Santana e Itacaré. Entre os crimes atribuídos aos suspeitos estão homicídio, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo e inadimplência de pensão alimentícia.
As identificações acionaram automaticamente os Centros Integrados de Comunicação (Cicoms), que coordenaram a atuação de equipes da Rondesp Leste e das 49ª e 72ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), responsáveis pelas prisões.
Desde que foi implantado, em fevereiro de 2019, o sistema de reconhecimento facial já permitiu a captura de 3.291 foragidos em todo o estado. A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta eficaz no apoio à segurança pública, contribuindo para localizar e prender indivíduos envolvidos em crimes como homicídio, tráfico de drogas, estupro e roubo.