A partir do dia 16 de maio, o acesso à Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, em Salvador, será modificado devido ao avanço das obras de ampliação do complexo cultural. A informação foi confirmada pelo secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, nesta segunda-feira (5), durante coletiva de imprensa após vistoria no local.
A entrada passará a ser feita exclusivamente pela Ladeira da Fonte, enquanto o estacionamento do teatro será totalmente fechado. “É um transtorno, infelizmente, necessário para garantir o andamento da obra e o funcionamento pleno da Concha Acústica, que seguirá recebendo apresentações, mas com essa alteração de acesso”, afirmou Monteiro.
Fechada desde janeiro de 2023, a sala principal do TCA está passando por um processo de requalificação dentro do projeto do Complexo do Teatro Castro Alves, que tem investimento previsto de R$ 260 milhões. A obra, atualmente na terceira fase, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026.
Segundo o governo, a intervenção inclui requalificação da cenotécnica, iluminação, instalações, poltronas, revestimentos acústicos, camarins e reforço estrutural. O projeto original, assinado por José Bina Fonyat Filho e Humberto Lemos Lopes, será preservado em seus valores estéticos e históricos.
Até o momento, cerca de 25% da obra foi concluída. “Estamos no momento em que a obra dá um grande salto, justamente a troca da cobertura. São quase 6 mil m² que estão sendo substituídos”, explicou o secretário. A expectativa é que 70% do projeto esteja finalizado até dezembro deste ano.