A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro está ampliando a vacinação contra a dengue para todos os municípios, passando de 73 para 92 atendidos. Serão disponibilizadas 15 mil doses, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
A ampliação segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações, com distribuição feita em etapas, conforme envio das vacinas pelo Ministério da Saúde. A população pode procurar as unidades de saúde dos seus municípios para obter informações sobre datas e locais de vacinação.
O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro, reforça a importância desta etapa da imunização:
“Essa é uma etapa essencial para reduzir os casos graves da doença e evitar internações, principalmente depois da epidemia que nós enfrentamos no ano passado”.
O subsecretário também destaca a necessidade da manutenção dos cuidados contra o mosquito transmissor da doença:
“A vacina é uma grande aliada, mas o combate ao mosquito continua sendo essencial. Eliminar os focos do Aedes aegypti em casa ou no trabalho ainda é a nossa melhor defesa”.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
No ano passado, foram registrados mais de 300 mil casos de dengue no estado do Rio. Neste ano, já foram notificados mais de 25 mil casos prováveis.