A cidade do Rio de Janeiro retomou, nesta quarta-feira (7), a vacinação contra a covid-19 com o imunizante que protege contra a subvariante JN1A. A cepa foi detectada na capital em novembro do ano passado, quando foram notificados dois casos. A vacinação contra a covid-19 no Rio foi suspensa no mês passado, justamente para aguardar a chegada das doses atualizadas para a nova variante do vírus.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, o primeiro grupo a ser vacinado é o de idosos residentes em instituições de longa permanência, seguindo depois com os idosos acima de 80 anos, até completar todo o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que inclui, também, gestantes e pessoas com comorbidades.
As crianças de seis meses a 4 anos também devem ser vacinadas, já que o imunizante contra a covid-19 já está incorporado no calendário vacinal dos pequenos.
Para Soranz, a situação em relação a covid na cidade é tranquila e que até o final do ano toda a população-alvo deve estar vacinada contra essa subvariante.
A secretaria de Saúde do município recebeu 20.700 doses atualizadas da vacina. A cidade também recebeu 13.040 da Pfizer Baby para criança de seis meses a 4 anos.
Além da capital, mais 82 municípios receberam doses da nova vacina contra a covid. Ao todo, o estado recebeu do Ministério da Saúde 85.915 doses, enviadas no final de abril.