O 15º Fórum da Internet do Brasil (FIB15) acontecerá em Salvador e discutirá o uso e desenvolvimento da internet no Brasil, entre esta segunda-feira (26) e sexta-feira (30). O fórum, que receberá mais de mil participantes nos 27 workshops, é organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e contará com participação do Governo do Estado.
“Agradecemos ao movimento nacional por trazer para a Bahia um fórum tão importante. Temos a necessidade, primeiro, de garantir que a internet usada no Brasil respeite as regras de convivência, do bem-estar e que as fake news sejam combatidas e enfrentadas. A internet deve ser usada para o desenvolvimento e fortalecimento do desenvolvimento econômico, cultural e pautada na verdade”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Os workshops abordam temas essenciais para o presente e o futuro da rede, como a infodemia e letramento digital, ética e riscos da inteligência artificial, discurso de ódio e moderação de conteúdo, proteção de dados e segurança online, direitos de crianças, adolescentes e grupos minoritários, inclusão digital, conectividade e bem-estar digital.
“Ter acesso à internet hoje é, na prática, o que garante o direito de estudar, trabalhar, buscar a cidadania. Estamos levando internet de qualidade para mais de 38 milhões de estudantes, das 138 mil escolas públicas do país, com um investimento superior a R$ 6,5 bilhões, garantido pelo novo governo. A conectividade que estamos construindo vai além da infraestrutura, ela representa a inclusão, geração de oportunidades e soberania digital”, afirmou Frederico de Siqueira Filho, o ministro das Comunicações.
A democratização e inclusão do acesso a internet para pessoas mais pobres está sendo um dos temas mais abordados.