A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador prorrogou até o dia 7 de maio o prazo para a realização da vistoria obrigatória dos veículos que operam no transporte escolar. A medida, coordenada pela Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), entrou em vigor nesta terça-feira (22). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Até o momento, 285 autorizatários já passaram pela inspeção. Para realizar o procedimento, é necessário acessar a plataforma Salvador Do dedo (http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br), solicitar o serviço de Inspeção Veicular e agendar a vistoria conforme o número do alvará. No ato do agendamento, também é exigido o envio de documentos porquê o CRLV atualizado, certificado do tacógrafo e selo do GNV (caso aplicável).
Durante a vistoria, os técnicos avaliam a saneamento, estado de conservação, condições dos pneus, sistema elétrico, controlador de velocidade (devidamente aferido pelo Ibametro), além dos equipamentos de segurança obrigatórios — porquê extintor de 4 kg, macaco, triângulo e chave de roda.
Os permissionários que estiverem com pendências documentais deverão regularizar a situação antes da vistoria. Aqueles que não cumprirem o prazo serão considerados irregulares e ficarão impedidos de operar até que o procedimento seja regularizado.
Confira aquém a programação: