A cidade do Rio de Janeiro vive um fim de semana de movimentação intensa com a chegada de mais de 500 mil turistas entre os dias 1º e 3 de maio, segundo dados consolidados pela Rodoviária Novo Rio e pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), divulgados nesta sexta-feira (2) pela Prefeitura. O número supera com folga a expectativa inicial de 240 mil visitantes.
O aumento no fluxo turístico se deve ao feriado prolongado do Dia do Trabalhador e, principalmente, ao show gratuito da cantora Lady Gaga, que acontece neste sábado (3), na Praia de Copacabana. A apresentação marca o retorno da artista ao Brasil após 12 anos e deve reunir mais de 1,6 milhão de pessoas.
O palco foi montado na orla com 16 torres equipadas com telões gigantes – com 9 metros de altura por 5 metros de largura – para garantir que o público acompanhe o espetáculo mesmo à distância. A programação do evento começa às 17h30 com DJs, e a entrada de Lady Gaga está prevista para as 21h45.
A expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Riotur é de que o show injete mais de R$ 600 milhões na economia local, impulsionando setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio.
Além dos voos e ônibus, visitantes também chegam à capital fluminense em veículos particulares e pelo Aeroporto Santos Dumont. A Prefeitura reforçou os serviços de mobilidade urbana e segurança para o evento, que promete ser um dos maiores já realizados na cidade nos últimos anos.