A cidade de Salvador deve enfrentar um período de chuvas intensas a partir desta quinta-feira (1), com riscos de deslizamentos de terra pela grande quantidade de chuva esperada pelos próximos quatro dias. O alerta foi feito pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta quarta-feira (30), durante a entrega de uma obra de contenção em Fazenda Grande II, local que já sofreu com deslizamentos no passado.
De acordo com o Bruno Reis, a frente fria que se aproxima da capital baiana pode trazer volumes expressivos de chuva nos próximos dias. “A cidade tem a previsão da chegada de uma frente fria a partir de amanhã, que pode ter precipitações, conforme indicam, sistemas meteorológicos de 150 a 400 milímetros. É muita chuva para quatro dias, então a atenção máxima de todos, todos cuidados redobrados, nossas equipes estarão de plantão nas ruas para dar todo o suporte”, afirmou.
A intervenção entregue nesta quarta-feira faz parte de um conjunto de ações preventivas que visam reduzir os impactos causados por temporais. “Essa obra, e as outras trazem segurança, resiliência e tranquilidade para muitas famílias, mas nós sabemos Salvador ainda tem muitas áreas de risco”, destacou o prefeito.
Com a previsão de acumulados significativos de chuva, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e outras equipes da prefeitura estarão em regime de prontidão para atender ocorrências e minimizar os riscos à população. A orientação é que os moradores de áreas de risco fiquem atentos aos sinais de instabilidade do solo, como rachaduras nas paredes e árvores inclinadas, e acionem imediatamente os canais oficiais em caso de emergência, além da atenção as sirenes naqueles bairros que já são monitorados pelo alto risco.