Nesta semana, as cidades de Salvador, Recife e Maceió recebem a feira de instrução Salão do Estudante. O evento, organizado pela BMI, reúne universidades de diferentes países e oferece oportunidades para programas de graduação, pós-graduação, intercâmbio e cursos de idiomas no exterior.
- Em Salvador, a feira acontece no domingo (13), no Fiesta Convention Center
- Em Recife, na terça-feira (15), no Mar Hotel Conventions
- Em Maceió, na quarta-feira (16), no Hotel Ritz Lagoa da Anta.
A letreiro pode ser feita gratuitamente pelo site do Salão do Estudante.
O evento, que já aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, conta com o esteio de órgãos governamentais e representações diplomáticas dos países com instituições de ensino presentes na feira. Segundo a diretora de eventos da BMI no Brasil, Priscilla Gomes, o Salão do Estudante é a ponte onde as universidades internacionais se encontram com os estudantes brasileiros.
“Ele promove esse encontro, onde existe a demanda das universidades em receber estudantes internacionais e a dos estudantes brasileiros de estudarem no exterior para comprar conhecimentos e, principalmente, voltar com um currículo muito mais interessante para o mercado de trabalho brasiliano”, afirma Priscila à Sucursal Brasil.
A feira acontece com estandes e seminários para esclarecer dúvidas dos alunos, porquê quais opções de cursos, posição, visto e custos que envolvem estudar em outro país.
Na edição deste mês, mais de 55 instituições de ensino superior e escolas de idiomas de diversos países participam do evento com profissionais especializados em processos de recepção, bolsas de estudo e visto de estudante.
Entre os países participantes estão:
- Canadá
- China
- Estados Unidos
- França
- Holanda
- Irlanda
- Portugal
“O evento funciona porquê uma feira de estandes, onde os representantes internacionais de universidades mundialmente conhecidas e muito muito colocadas no ranking da Times Higher Education (THE) vêm ao Brasil para ter contato com estudantes brasileiros que querem estudar fora e realmente responder às questões e dúvidas desses estudantes”, resume a diretora de eventos.
A BMI é uma empresa com sede em Londres especializada em intercâmbios estudantis e que atua no Brasil em outros países.
Portugal
Com 513 milénio brasileiros no país, conforme o estudo Comunidades Brasileiras no Exterior, da Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Portugal é um dos principais destinos dos estudantes nacionais e um dos expoentes do Salão do Estudante.
O país ibérico participa da feira com 24 instituições de ensino superior porquê:
- Universidade de Lisboa
- Universidade do Porto
- Universidade do Minho
- Universidade de Aveiro
- Universidade Católica Portuguesa
- Instituto Politécnico do Porto.
Coordenada pela Sucursal Vernáculo Erasmus+ Instrução e Formação, a presença portuguesa conta com o esteio de entidades acadêmicas e diplomáticas, além da Direção-Universal do Ensino Superior (DGES), com participação confirmada em Salvador. No país europeu, há um regime privativo que considera o desempenho acadêmico durante o ensino médio dos estudantes internacionais, mas, no caso dos brasileiros, muitas universidades aceitam a nota do Inspecção Vernáculo do Ensino Médio (ENEM) porquê critério de seleção.
Há também bolsas de estudo oferecidas por préstimo acadêmico, critérios socioeconômicos e áreas estratégicas. Já nas instituições privadas, o ingresso ocorre por meio de processos seletivos próprios.
“Brasil e Portugal compartilham laços históricos e culturais que se refletem na instrução. Todos os anos, mais brasileiros escolhem Portugal para estudar, atraídos pela qualidade acadêmica, pela proximidade linguística e pelas oportunidades de mobilidade e empregabilidade”, afirma Denise Castilho de Matos, coordenadora da Internacionalização da Sucursal Erasmus +.
De entendimento com a Direção-Universal de Estatísticas da Instrução e Ciência (DGEEC), 14.491 estudantes brasileiros frequentaram instituições portuguesas no ano letivo de 2023-2024. Desses, 6.802 estavam em cursos técnicos superiores e licenciaturas, 4.721 em cursos de mestrado e mestrado integrado e 2.968 em cursos de doutorado. Outrossim, mais de 10 milénio estudantes já ingressaram em universidades portuguesas por meio das notas do Inspecção Vernáculo do Ensino Médio (Enem).
Outros países
Os Estados Unidos também participam do Salão do Estudante escoltado de diversas instituições de ensino, além do EducationUSA, a rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. A rede dará suporte para os alunos interessados em estudar no país, orientando sobre o processo de recepção e de obtenção do visto estadunidense.
Representantes de outros programas que darão esteio aos futuros intercambistas também estarão presentes no evento, porquê a Campus France (França) e o Education in Ireland (Irlanda), com consultoria sobre vistos, bolsas de estudo e oportunidades em cada um desses países.
*Estagiária sob supervisão de Gilberto Costa