INSS Envia Notificações Sobre Descontos Em Benefícios; Reembolso Poderá Ser Solicitado Pelo App

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar nesta terça-feira (13) notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios relacionados a associações. As mensagens estão sendo encaminhadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para Android e iOS.

A medida faz parte de uma ação do governo federal para combater fraudes em descontos associativos não autorizados, identificadas após denúncias e investigações.

Para verificar a notificação, o segurado deve:

  • Baixar o app Meu INSS pela App Store (iOS) ou Google Play Store (Android);
  • Criar uma conta com CPF e senha vinculada ao portal Gov.br;
  • Ou, caso prefira, acessar com o login bancário via internet banking, usando a opção “Entrar com seu banco”;
  • Ativar notificações tocando no ícone do sininho e, em seguida, selecionando “Permitir notificações”.

Tipos de mensagens

Duas mensagens distintas estão sendo enviadas.

Para quem teve descontos não autorizados: alerta sobre a ocorrência e orientações para consulta e eventual reembolso.

Para quem não teve descontos: mensagem tranquilizadora informando que o benefício está livre de irregularidades. “O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, diz o texto.

Consulta e reembolso

A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão verificar a entidade que realizou os descontos no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo Meu INSS. Caso o desconto não tenha sido autorizado, será possível solicitar a devolução dos valores diretamente pelo app, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.

O INSS informou que um passo a passo detalhado será divulgado em breve para orientar os usuários sobre o processo de reembolso.

Alerta contra golpes

O instituto reforça que não realiza contatos por telefone ou SMS para tratar desses descontos. O canal exclusivo é o aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvida, os segurados devem entrar em contato com a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento tende a ser mais ágil após as 16h e aos sábados.

Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais do INSS: gov.br/inss e nas redes sociais da autarquia.