Um dos principais líderes do tráfico de drogas em Caraíva, distrito de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, foi preso nesta terça-feira (13), em Belo Horizonte (MG), durante operação conjunta das polícias civis da Bahia e de Minas Gerais.
O suspeito, que ocupava a carta “Dama de Ouros” no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), é apontado como fundador de uma facção criminosa com atuação na região. Foragido desde dezembro de 2023, quando escapou do Presídio de Eunápolis, ele tinha três mandados de prisão em aberto.
Mesmo fora da Bahia, o traficante continuava liderando atividades criminosas diretamente da capital mineira, ordenando homicídios, assaltos e coordenando o envio de drogas, armas e munições para o Extremo Sul do estado.
A prisão foi possível após troca de informações entre as inteligências das polícias dos dois estados. De acordo com as investigações, ele era o responsável por articular diversas ações violentas na região.
No último domingo (11), outro integrante da mesma facção, conhecido como “Alongado”, foi preso durante uma operação com participação das Forças Estaduais e da Polícia Federal. Ele seria o segundo na hierarquia do grupo criminoso.
As investigações continuam para localizar outros membros da organização. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia da SSP, no número 181.